As 5 principais estratégias de marketing digital no mercado farmacêutico
Entenda como impactar positivamente seu público no ambiente digital
A melhor forma para a indústria farmacêutica criar uma estratégia de marketing digital está em apoiar suas ações na entrega de informação e conteúdo ao seu público e não só em promover a venda propriamente dita.
E aqui estamos falando dos dois principais públicos com quem a indústria farmacêutica precisa interagir: médicos e pacientes. Cada vez mais, as empresas têm identificado e criado maneiras de se comunicar com estes públicos, considerando as particularidades de cada um.
No caso de pacientes, existe toda uma legislação que proíbe a divulgação direta de medicamentos para o consumidor final, seja através de qualquer mídia. E mesmo em ambientes restritos a profissionais de saúde, os laboratórios farmacêuticos têm investido cada vez mais em estratégias que proporcionem uma percepção de valor pelo médico muito maior do que a simples exposição de um produto. Quer saber um pouco mais sobre quais são essas estratégias? Então veja só o material que preparamos a seguir.
5 principais estratégias do marketing digital para o mercado farmacêutico
Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas nos mais variados momentos e situações, analisando-se todo o contexto em que o produto, empresa ou campanha se encontram. Selecionamos as cinco principais e vamos conversar um pouco mais sobre cada uma delas.
1 – Utilize o SEO a seu favor
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optmization, traduzindo para o português: Otimização dos Mecanismos de Buscas. Utilizando o nosso Gutta Tradutor: é uma estratégia altamente eficaz para que seu site seja rapidamente encontrado nas primeiras opções em buscadores (o famoso “dá um Google!”) quando alguém pesquisar algo relacionado ao tema, e sem pagar nada por isso.
Uma boa estratégia de SEO considera alguns pontos como:
- Uso de palavras-chave;
- Meta descrição atraente (“resumo” que aparece na página de pesquisa);
- Títulos otimizados;
- Conteúdo original e com relevância;
- URLs amigáveis;
- Imagens relevantes;
Trazendo para o universo do marketing farmacêutico, você sabia que há uma estimativa de que cerca de 70 mil pesquisas sobre saúde sejam feitas por minuto no Google? E se há tanta pesquisa, com certeza há muito onde consultar. Em uma campanha de awareness sobre uma doença específica, por exemplo, onde o paciente diagnosticado queira buscar mais informações sobre o tratamento, como melhorar a qualidade de vida e muitas outras, o SEO é uma estratégia fundamental para levar a sua informação confiável, de qualidade e realmente útil, ao paciente que está pesquisando.
2 – Marketing de Conteúdo
Aqui temos um dos pilares fundamentais no marketing digital. A produção e criação de conteúdo consiste em envelopar de diversas formas interessantes e atrativas todas as informações importantes que orbitem ao tema em questão. Hoje existe uma enorme variedade de formatos que podem ser utilizados para atrair a atenção da sua audiência e agregar valor à informação:
- Posts em blog;
- E-books;
- Infográficos;
- E-mail marketing;
- Vídeos;
- Podcasts;
- Gamificação e muito mais.
Como indústria farmacêutica, ainda é possível a criação de materiais mais direcionados para os públicos:
- FAQs (para médicos e pacientes);
- Questionários;
- Manuais;
- Jornada do paciente gamificada e outros.
3 – Redes Sociais
Uma mídia extremamente efetiva dentro da estratégia digital. As empresas já aprenderam que o uso das redes sociais é fundamental para se aproximar do público, levar informação relevante, confiável e, principalmente, em uma comunicação ágil e direta. É o público final falando com a empresa diretamente e vice-versa. Por isso, dentro de uma estratégia de mídias sociais, é preciso ter uma curadoria de conteúdo, com um cuidado com a produção e publicação, a definição de um calendário destas publicações, a escolha de formatos adequados para cada conteúdo, adaptação do material para diferentes redes sociais e uma interação eficaz com quem entrar em contato e gerar engajamento com a página.
Na teoria está bom, mas vamos mostrar na prática. Imagine que uma empresa farmacêutica está iniciando uma campanha onde há a necessidade de acessar tanto o médico, quanto os pacientes. Uma campanha de conscientização sobre determinada doença, por exemplo. Dentro desta estratégia, podemos desenvolver uma linha de comunicação onde impactamos os médicos de uma forma mais corporativa e científica através de uma rede com caráter mais profissional, como o LinkedIn, convidando-os para webinars, lives, portais de educação médica ou mesmo com posts e conteúdos segmentados diretamente para os profissionais de saúde e, em paralelo, criamos um perfil no Instagram onde conseguimos levar, de uma forma educativa e informativa (sem marca de produto), o mesmo conteúdo para o paciente e familiares. Mesmo tema, mesma mensagem. Apenas adaptando a voz e o tom para atingir os dois públicos.
4 – Influenciadores
É possível, e muito eficiente, o uso de influenciadores dentro da estratégia de marketing digital para a indústria farmacêutica. Principalmente em se tratando de uma campanha de conscientização (awareness), onde levar a informação sobre determinada patologia, tratamentos, melhorias da qualidade de vida e muito mais são fundamentais. Influenciadores bem escolhidos, com speech condizente ao tema, são uma importante fonte de informações e até tomada de decisões pelo público, tanto da área médica quanto do público leigo.
5 – Marketing de relacionamento
Esta é uma estratégia altamente eficaz e que pode ser muito bem individualizada, de acordo com cada estágio do relacionamento em que o público esteja com a empresa. É uma maneira de aproximar-se através de e-mails marketing, newsletters, informativos, convites para aulas, webinars, palestras, portais de educação médica continuada e outros. Ecoando e repercutindo, por exemplo, o que o representante expôs durante a visita médica por mais vezes na semana, mês, ciclo promocional. Importante sempre se atentar às questões de LGPD e opt-in para esse contato.
O que não faltam são estratégias, não é? E cada uma delas pode se desdobrar ainda mais quando se alia a um time criativo e dedicado a entregar sempre o melhor.
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