04 nov, 2022 5 min

As 5 principais estratégias de marketing digital no mercado farmacêutico

Marketing digital no mercado farmacêutico

Entenda como impactar positivamente seu público no ambiente digital

A melhor forma para a indústria farmacêutica criar uma estratégia de marketing digital está em apoiar suas ações na entrega de informação e conteúdo ao seu público e não só em promover a venda propriamente dita.

E aqui estamos falando dos dois principais públicos com quem a indústria farmacêutica precisa interagir: médicos e pacientes. Cada vez mais, as empresas têm identificado e criado maneiras de se comunicar com estes públicos, considerando as particularidades de cada um. 

No caso de pacientes, existe toda uma legislação que proíbe a divulgação direta de medicamentos para o consumidor final, seja através de qualquer mídia. E mesmo em ambientes restritos a profissionais de saúde, os laboratórios farmacêuticos têm investido cada vez mais em estratégias que proporcionem uma percepção de valor pelo médico muito maior do que a simples exposição de um produto. Quer saber um pouco mais sobre quais são essas estratégias? Então veja só o material que preparamos a seguir.

5 principais estratégias do marketing digital para o mercado farmacêutico

Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas nos mais variados momentos e situações, analisando-se todo o contexto em que o produto, empresa ou campanha se encontram. Selecionamos as cinco principais e vamos conversar um pouco mais sobre cada uma delas.

1 – Utilize o SEO a seu favor

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optmization, traduzindo para o português: Otimização dos Mecanismos de Buscas. Utilizando o nosso Gutta Tradutor: é uma estratégia altamente eficaz para que seu site seja rapidamente encontrado nas primeiras opções em buscadores (o famoso “dá um Google!”) quando alguém pesquisar algo relacionado ao tema, e sem pagar nada por isso. 

Uma boa estratégia de SEO considera alguns pontos como: 

  • Uso de palavras-chave;
  • Meta descrição atraente (“resumo” que aparece na página de pesquisa);
  • Títulos otimizados;
  • Conteúdo original e com relevância;
  • URLs amigáveis;
  • Imagens relevantes;

Trazendo para o universo do marketing farmacêutico, você sabia que há uma estimativa de que cerca de 70 mil pesquisas sobre saúde sejam feitas por minuto no Google? E se há tanta pesquisa, com certeza há muito onde consultar. Em uma campanha de awareness sobre uma doença específica, por exemplo, onde o paciente diagnosticado queira buscar mais informações sobre o tratamento, como melhorar a qualidade de vida e muitas outras, o SEO é uma estratégia fundamental para levar a sua informação confiável, de qualidade e realmente útil, ao paciente que está pesquisando.

2 – Marketing de Conteúdo

Aqui temos um dos pilares fundamentais no marketing digital. A produção e criação de conteúdo consiste em envelopar de diversas formas interessantes e atrativas todas as informações importantes que orbitem ao tema em questão. Hoje existe uma enorme variedade de formatos que podem ser utilizados para atrair a atenção da sua audiência e agregar valor à informação:

  • Posts em blog;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • E-mail marketing;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Gamificação e muito mais. 

Como indústria farmacêutica, ainda é possível a criação de materiais mais direcionados para os públicos:

  • FAQs (para médicos e pacientes);
  • Questionários;
  • Manuais;
  • Jornada do paciente gamificada e outros.

3 – Redes Sociais

Uma mídia extremamente efetiva dentro da estratégia digital. As empresas já aprenderam que o uso das redes sociais é fundamental para se aproximar do público, levar informação relevante, confiável e, principalmente, em uma comunicação ágil e direta. É o público final falando com a empresa diretamente e vice-versa. Por isso, dentro de uma estratégia de mídias sociais, é preciso ter uma curadoria de conteúdo, com um cuidado com a produção e publicação, a definição de um calendário destas publicações, a escolha de formatos adequados para cada conteúdo, adaptação do material para diferentes redes sociais e uma interação eficaz com quem entrar em contato e gerar engajamento com a página.

Na teoria está bom, mas vamos mostrar na prática. Imagine que uma empresa farmacêutica está iniciando uma campanha onde há a necessidade de acessar tanto o médico, quanto os pacientes. Uma campanha de conscientização sobre determinada doença, por exemplo. Dentro desta estratégia, podemos desenvolver uma linha de comunicação onde impactamos os médicos de uma forma mais corporativa e científica através de uma rede com caráter mais profissional, como o LinkedIn, convidando-os para webinars, lives, portais de educação médica ou mesmo com posts e conteúdos segmentados diretamente para os profissionais de saúde e, em paralelo, criamos um perfil no Instagram onde conseguimos levar, de uma forma educativa e informativa (sem marca de produto), o mesmo conteúdo para o paciente e familiares. Mesmo tema, mesma mensagem. Apenas adaptando a voz e o tom para atingir os dois públicos.

4 – Influenciadores

É possível, e muito eficiente, o uso de influenciadores dentro da estratégia de marketing digital para a indústria farmacêutica. Principalmente em se tratando de uma campanha de conscientização (awareness), onde levar a informação sobre determinada patologia, tratamentos, melhorias da qualidade de vida e muito mais são fundamentais. Influenciadores bem escolhidos, com speech condizente ao tema, são uma importante fonte de informações e até tomada de decisões pelo público, tanto da área médica quanto do público leigo.

5 – Marketing de relacionamento

Esta é uma estratégia altamente eficaz e que pode ser muito bem individualizada, de acordo com cada estágio do relacionamento em que o público esteja com a empresa. É uma maneira de aproximar-se através de e-mails marketing, newsletters, informativos, convites para aulas, webinars, palestras, portais de educação médica continuada e outros. Ecoando e repercutindo, por exemplo, o que o representante expôs durante a visita médica por mais vezes na semana, mês, ciclo promocional. Importante sempre se atentar às questões de LGPD e opt-in para esse contato.


O que não faltam são estratégias, não é? E cada uma delas pode se desdobrar ainda mais quando se alia a um time criativo e dedicado a entregar sempre o melhor.

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Fotografia de perfil da diretora do redator Guilherme Monteiro

Autor

Guilherme Monteiro

Apaixonado pelas palavras em todas as suas formas (até quando não precisam ser ditas), fã de música e boas histórias.

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