06 fev, 2024 5 min

Nativos Digitais: conheça a Gen Alpha

Embora a relação dos Millennials e a Geração Z com a tecnologia seja surpreendente, nada se compara com a forma como a geração Alpha lida com a tecnologia.  

Para a primeira geração de nativos 100% digitais, o mundo analógico parece algo bem distante da realidade. 

Mesmo sem testemunhar o advento da internet e smartphones, essa geração está destinada a viver a era da consolidação de avanços tecnológicos ainda mais significativos. 

Saiba mais sobre a geração atual!

Principais características da Geração Alpha

Quem é a Geração Alpha?

Nascidos a partir de 2010 e antes de 2025, os alphas surgem em um ambiente onde a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas uma extensão natural de suas vidas. 

Eles são hiperconectados, curiosos e independentes. Convivem com a onipresença da tecnologia e o fácil acesso à internet.

Além disso, são empáticos e dedicam-se às questões de diversidade e meio ambiente.

O mundo digital como berço.

Ao contrário dos millennials, que testemunharam a transição do analógico para o digital, os alphas são totalmente digitais desde o momento em que abrem os olhos. 

Antes mesmo de aprender a falar, as crianças dessa geração já sabem manusear um smartphone, tablet e outros dispositivos inteligentes.

Para a Geração Alpha, a tecnologia não é apenas um estilo de vida; é a própria essência de sua existência. E a facilidade com que absorvem e aplicam conceitos digitais é notável, refletindo um relacionamento intrínseco e natural com a tecnologia.

Seu trabalho ainda nem surgiu.

A estimativa é de que 65% da Geração Alpha faça um trabalho que ainda não existe.

Diante de novas tecnologias, como o famoso ChatGPT e outras inteligências artificiais, a relação dos nativos digitais com o trabalho será centralizada na geração de valor.

Eles se preocupam mais com a qualidade de vida; e assuntos como carreira, casamento e filhos são cada vez mais adiados.

Sobreviventes de uma pandemia

A Covid-19 deixou marcas em todas as gerações, impactando significativamente o desenvolvimento, aprendizado e saúde mental. 

E, vale lembrar, que mesmo nas fases iniciais da vida, a Geração Alpha também sobreviveu a esta pandemia. 

Por um lado, com os pais trabalhando de casa, a Gen A pôde estabelecer um laço parental mais próximo, e dessa forma, aprendeu a valorizar mais o tempo em família.

Por outro, os impactos gerados pelos sentimentos de medo e insegurança podem influenciar essa geração durante toda a sua vida.

Diante das adversidades que essas crianças tiveram que enfrentar, a resiliência tornou-se uma característica fundamental para a Geração Alpha. Segundo a pesquisa Generation Alpha, 78% dos pais acreditam que a pandemia deixou os filhos mais resilientes.

Imersão nas pautas da Geração Z.

A preocupação com diversidade e meio ambiente são pautas que começaram a ganhar relevância com a Geração Z. E a Geração Alpha, por sua vez, tem se inspirado “nos irmãos mais velhos”.

Com as interações cada vez mais globalizadas, os nativos digitais valorizam a diversidade. De acordo com a Generation Alpha, 84% dos alphas acreditam que os pronomes de uma pessoa devem ser respeitados e lutam pelo direito à expressão individual.

Além disso, o meio ambiente também é super importante para a Geração Alpha. Ainda segundo a pesquisa, 80% das famílias afirmaram que as crianças influenciam na decisão de consumo e os ajudam a terem mais consciência ambiental.¹

Os “filhos dos Millennials” e a diversidade de estrutura familiar.

A maior parte da Gen A são filhos dos Millennials. Sendo assim, eles têm pais mais velhos e constituição familiar menor, sendo em grande maioria filhos únicos.

Isso quer dizer que, além da onipresença da tecnologia, eles têm de conviver com a exposição dos pais nas redes sociais.

Ainda, os alphas são a geração que recebe mais cuidado que as anteriores, e possuem uma maior presença paterna na criação. Contudo, a presença constante da tecnologia pode limitar a disponibilidade emocional e a qualidade dos cuidados parentais.

Além disso, eles são criados e acostumados com diferentes estruturas familiares. As tarefas parentais são compartilhadas como nunca foram até então, e há maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Hiperconectividade.

A geração que interage por meio da tecnologia desde o nascimento, não poderia ser nada menos do que hiperconectada.

Crescidos em um ambiente com estímulos constantes, eles podem ter alguns problemas como dificuldade de concentração, atrasos cognitivos e irritabilidade.

Mas, por outro lado, também tendem a apresentar características como criatividade, versatilidade e pensamento questionador.

Futuro conectado.

Em resumo, a Geração Alpha está destinada a moldar e ser moldada por avanços tecnológicos ainda inimagináveis. 

O que podemos antever é que, os Alphas estão preparados para liderar a próxima onda de inovações digitais, trazendo consigo uma perspectiva única e uma naturalidade impressionante em um mundo cada vez mais tecnológico.

Gostou do conteúdo? Acesse o blog da Gutta e confira o comportamento das gerações anteriores 😉


Referências:

  1. McCrindle, M. Fell, A. (2023). Generation Alpha: Understanding our Children and Helping them Thrive.
  2. O que é a geração alfa, a 1ª a ser 100% digital. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48438661>. Acesso em: jan. 2024.
  3. Estudo mostra os conflitos da geração Alpha, a primeira com pais influenciadores <https://www.cnnbrasil.com.br/economia/estudo-mostra-os-conflitos-da-geracao-alpha-a-primeira-com-pais-influenciadores/>. Acesso em: jan. 2024.
  4. Geração Alpha: entenda os desafios de criar conteúdo para as crianças de hoje.<https://www.monoanimation.com.br/blog/geracao-alpha-como-criar-conteudo-para-criancas/>. Acesso em: jan. 2024.
  5. Saiba quem são e quais os desafios e expectativas para a Geração Alpha. <https://revistacrescer.globo.com/pre-adolescentes/comportamento/noticia/2023/04/saiba-quem-sao-e-quais-os-desafios-e-expectativas-para-a-geracao-alpha.ghtml.> Acesso em: jan. 2024.





compartilhe!

Autor

Maria Marques

Beletrista, dúbia, visceral. Gosta das palavras difíceis, mas é a favor mesmo da linguagem simples e inclusiva. Ama viajar, nem que seja numa boa leitura.

Inscreva-se em nossa newsletter Arrow Arrow