12 jul, 2022 5 min

O que é ser uma agência farma/healthcare?

Agência Farma/healthcares

Atuar no mercado farmacêutico exige que as agências de publicidade se preparem para além das questões de marketing.

O mercado healthcare é composto por hospitais, clínicas, laboratórios, indústria farmacêutica, operadoras de saúde, agências reguladoras e outros participantes. É um mercado complexo que possui segmentação, alta demanda e passa por transformações constantes, afinal, inovações no setor da saúde não param de acontecer. Com os avanços científicos na área da saúde, novos medicamentos e tratamentos surgem a cada dia, gerando uma forte concorrência no segmento.

As agências de publicidade são peças-chave para alavancar qualquer negócio, e em um setor tão complexo, competitivo e com uma regulamentação tão específica quanto a área da saúde, não é qualquer agência que pode gerar bons resultados. É preciso conhecer os diferentes segmentos da área, suas características específicas e ser capaz de se comunicar de forma efetiva tanto com o público leigo quanto com especialistas em suas respectivas áreas.

Como uma agência full service com foco e grande experiência no mercado farma/healthcare, vivenciamos diariamente cada uma dessas especificidades que o segmento apresenta..

Abaixo citamos 3 características fundamentais aqui da Gutta que nos permitem permear as complexidades e particularidades do mercado, entregando um resultado substancial, seja no desenvolvimento e suporte à rotina promocional de produtos RX com campanhas robustas direcionadas aos profissionais de saúde ou na divulgação de iniciativas de awareness e produtos OTC com foco no público geral:

1 - Conhecer as regulamentações na propaganda farmacêutica

A publicidade e propaganda farmacêuticas são regidas por uma série de regulamentações que tratam do que é permitido em uma campanha publicitária ou não. Conhecer as legislações vigentes é fundamental para gerar um trabalho de qualidade e com responsabilidade.

A resolução RDC N° 96, de 2008, da ANVISA, trata da divulgação ou promoção comercial de medicamentos de produção nacional ou estrangeira, sendo uma das principais referências que devem ser seguidas pelas agências envolvidas no setor da saúde no Brasil. Incluindo a proibição de palavras que induzam ao consumo do medicamento e suas respectivas advertências, em quaisquer formas ou meios que a publicidade possa ser veiculada.

A Anvisa também estabelece diferentes regras para propaganda voltada ao público geral e para os profissionais da saúde, de acordo com a tarja que o medicamento possui. Com isso, se não se tratar de um medicamento OTC (livres de prescrição), uma campanha direcionada ao público final (consumidor) deve ser apenas focada na conscientização sobre a doença ou questão de saúde que esteja sendo promovida, sem o uso de nome, marca ou referências a algum medicamento específico.

Além das regras e legislações definidas pela ANVISA, é preciso conhecer o código de ética da Interfarma e do Conselho Federal de Medicina, para seguir à risca os princípios que norteiam uma boa conduta profissional neste segmento, como:

  • A passagem de informações verdadeiras e completas;
  • Sua comprovação por evidências científicas;
  • O respeito pela autonomia do profissional de saúde;
  • A transparência;
  • Entre outras condutas.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) também é essencial e inegociável para nossa agência. Entender e vivenciar os fundamentos da LGPD nos guia a realizar um trabalho diferenciado, com responsabilidade e respeito à privacidade redobrados. 

2 - Know-how publicitário e técnico

Os profissionais que atuam em agências no setor de farma/healthcare precisam ter como diferencial a capacidade de se comunicar tanto com especialistas em uma determinada área quanto com o público consumidor geral. É preciso muito mais do que aprender a saber pronunciar corretamente o nome de cada medicamento ou seus princípios ativos e suas particularidades, como: indicações, contraindicações, mecanismos de ação, entre outros. Este é o básico.

O conteúdo técnico é muito presente e exigido na área da saúde, e para convertê-lo em um conteúdo capaz de conversar com diferentes públicos é preciso saber se comunicar de forma criativa, assertiva e técnica ao mesmo tempo. Por isso, o DNA da Gutta contém as bases para enxergar a publicidade através de diferentes perspectivas e muito além do simples “anúncio publicitário”.

3 - Capacidade de se conectar

É preciso que os profissionais de uma agência farma/healthcare compreendam o conceito por trás do produto que irão trabalhar. Entender e conectar a necessidade do cliente — indústria farmacêutica, no caso — com a necessidade de quem será impactado pela campanha, como o médico ou o público final. 

Além da publicidade de medicamentos, as agências especializadas na área da saúde também atuam na conexão entre pacientes, profissionais da saúde, instituições públicas, privadas e a indústria farmacêutica. Todos com um objetivo em comum: melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Nós somos Gutta

Em um mercado tão concorrido, desafiador e inovador quanto o de saúde, é preciso conectar a criatividade às especificidades técnicas do setor, atendendo toda à legislação em vigor e conhecendo os desafios e necessidades dos clientes. Isto é o que está no nosso DNA. Por isso, somos a Gutta. 

Referências:

ANVISA. Regras básicas de propaganda. Disponível aqui - Acesso em: 04 de Abril de 2022.

BRASIL. LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível aqui - Acesso em: 31 de maio de 2022.

Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médica: Resolução CFM n° 1.931 de 17 de setembro de 2009 (versão de bolso). Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2010. Disponível aqui - Acesso em: 31 de maio de 2022.

Interfarma. Código de Conduta - revisão 2021. Disponível aqui Acesso em: 31 de maio de 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução N° 96, de 17 de dezembro de 2008. [Dispõe sobre a propaganda, publicidade, informação e outras práticas cujo objetivo seja a divulgação ou promoção comercial de medicamentos.] Disponível aqui - Acesso em: 04 de Abril de 2022

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Fotografia de perfil da diretora do redator Marlon Castro

Autor

Marlon Castro

Marlon é o nosso redator publicitário, cientista e fã de Isaac Asimov. Experiente em laboratórios, hoje faz parte do time de planejamento e conteúdo da Gutta.

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