28 nov, 2022 4 min

Dicionário do Mercado Farmacêutico: conheça os termos mais utilizados

Dicionário Health

O significado de palavras, termos e siglas especificamente utilizados por quem trabalha no mercado farmacêutico.

Para quem está chegando na Indústria Farmacêutica, ou para trabalhar com marketing farmacêutico, é normal se assustar com a presença de tantos termos, siglas e palavras específicas que são utilizadas. É como se esse segmento do mercado tivesse o seu próprio idioma.

Pensando nisso, a Gutta decidiu preparar um dicionário com os termos mais utilizados que você precisa e sempre quis saber (mas tinha receio de perguntar).

Esse post é para salvar e deixar na cabeceira da cama, hein? Além de compartilhar com quem mais possa interessar.

KOL: Key Opinion Leaders 

Em português, Líderes de Opinião. São os profissionais de saúde formadores de opinião, as grandes referências em determinado tema ou especialidade. São eles que influenciam, através de sua experiência e autoridade, a conduta de outros profissionais de saúde, usando o seu conhecimento técnico, prático e expertise sobre o assunto.

KAM: Key Account Manager

Quando olhamos especificamente para as equipes das farmacêuticas, temos os KAMs,  ou melhor, Key Account Manager.

O gerente de contas é responsável direto por atender, garantir a satisfação e construir uma relação de confiança entre a empresa e as contas das quais ele gerencia. Estas contas podem ser clínicas, hospitais, drogarias ou mesmo órgãos públicos, como secretarias, prefeituras e outros.

REP: representante farmacêutico

O termo oficial e regulamentado desde de 1975 é o de propagandista. Porém, a forma mais popularmente falada, inclusive entre os profissionais, é a de representante farmacêutico, abreviada para REP.

Também conhecido como consultor, ele é responsável pelo contato direto e diário das farmacêuticas com médicos e profissionais de saúde, apresentando a eles os produtos da empresa, lançamentos, tendências de mercado e atualizações científicas. Eles são imprescindíveis para o sucesso da empresa farmacêutica.

Face-to-Face (F2F)

Este termo em inglês, com tradução livre para “cara-a-cara”, representa justamente o momento da visita presencial do propagandista ao cliente profissional de saúde. Dentro da indústria farmacêutica é considerado o momento mais importante para que toda a roda do marketing farmacêutico possa girar.

VA: Visual Aid (Ajuda Visual)

O VA é uma forma de apoio para a apresentação oral do representante farmacêutico. Ainda existem alguns raros em formatos físicos, mas hoje em dia, quase que a totalidade das farmacêuticas utiliza o VA digital no tablet. Com esta ferramenta de suporte, o propagandista pode apresentar de uma forma visual e mais interativa para o profissional de saúde, as principais mensagens-chaves dos produtos, seus argumentos de vendas, dados de estudos, gráficos, tabela comparativa de preços e muito mais.

Approved E-mails ou e-mails aprovados

Dentro de uma comunicação 360º, além da interação F2F, as mensagens-chaves são transmitidas aos profissionais de saúde através de ferramentas de disparo de e-mails, como os Approved E-mails.

Estes e-mails são desenvolvidos e enviados diretamente dentro da plataforma Veeva que, entre outras funcionalidades, faz este contato interativo com o profissional de saúde a partir do propagandista. São conteúdos que já tiveram seu recebimento aprovado pelo cliente, permitindo interação personalizada com os profissionais de saúde cadastrados.

OTC (Over The Counter) 

Agora estamos falando diretamente dos medicamentos. Também chamados de MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), são todos os produtos isentos da necessidade de prescrição médica no momento da compra. Não possuem tarjas e ficam de livre acesso para o consumidor, podendo, inclusive, haver propaganda junto a eles - seguindo as regulamentações da ANVISA.

RX: prescrição

E se existem os livres de prescrição, existem também os medicamentos Rx. “Rx” é um símbolo que representa a palavra em latim para “receita”, ou seja, são medicamentos que só podem ser vendidos mediante a apresentação de prescrição do profissional de saúde. Eles se encontram atrás do balcão das farmácias, local onde apenas funcionários possuem acesso. Nas suas embalagens, há uma tarja vermelha ou preta e sua promoção só pode ser feita diretamente aos profissionais de saúde, com forte regulamentação e regras fiscalizadas pela ANVISA.

Farmacovigilância

Esta é uma área extremamente importante dentro da indústria farmacêutica como um todo. Envolve empresas, profissionais de saúde e pacientes. Ela reúne todas as atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Basicamente, tudo que um paciente sente de diferente ao usar um medicamento deve ser avisado à área de farmacovigilância da empresa responsável para que seja avaliada a procedência do relato.

Estes são apenas alguns termos do dia a dia para melhorar sua fluência no farmaceutiquês. Em breve falaremos mais sobre outros termos para enriquecer ainda mais o seu vocabulário do mercado farmacêutico.

Fique de olho aqui no Blog Gutta que sempre tem conteúdo interessante e atualizado frequentemente. 

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Fotografia de perfil da diretora do redator Guilherme Monteiro

Autor

Guilherme Monteiro

Apaixonado pelas palavras em todas as suas formas (até quando não precisam ser ditas), fã de música e boas histórias.

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