29 jan, 2024 3 min

Visão 2024: tendências e desafios no mundo da publicidade

Você piscou e já estamos em 2024. Parece que foi ontem que o ChatGPT e as IAs generativas surgiram, que o Instagram lançou a funcionalidade de Parcerias Estratégicas ou que anúncios com Realidade Aumentada e Realidade Virtual começaram a surgir em nosso feed. 

E isto, só para falar do lado mais técnico das evoluções do mercado publicitário em 2023. Se formos pensar nas tendências da comunicação, um tom mais humanizado, preocupações com pautas sustentáveis e a busca por narrativas imersivas e interativas estiveram em alta. 

Agora, que estamos oficialmente em 2024, o que será que podemos esperar do mercado publicitário neste ano? 

Certeza em tempos incertos: desafios e inovações na publicidade de 2024

Podemos começar com uma afirmação: se alguém neste mercado tiver certeza de algo, é porque não está entendendo corretamente. 

A verdade é que, com a "chegada" da inteligência artificial de vez em nossas vidas (e ainda é apenas a chegada mesmo, o engatinhar de uma ferramenta), fica muito difícil prever o que pode aparecer. 

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, por si só, já movimentariam as contas de marketing das agências e marcas anunciantes. Com o advento dessas novas tecnologias e essa inovação na comunicação, é de se esperar grandes novidades publicitárias para esta temática. 

Além disso, sustentabilidade, diversidade e inclusão são temas que certamente estarão presentes nos discursos das marcas.

Não é sobre publicidade, mas o ecossistema de comunicação.

Quando olhamos para as inúmeras possibilidades de canais para trabalhar uma campanha, bem como estratégias que tenham criadores como mídia, o uso do UGC e todo esse portfólio de novas ferramentas surgindo, percebemos (ou ao menos temos uma ideia) da quantidade de possibilidades que surgirão em 2024 na publicidade.

A pluralidade de consumidores cria, na verdade, a necessidade de sermos singulares. Saber analisar e interpretar a maior quantidade de dados possível será fundamental para conseguir segmentar cada vez mais o mercado, criando formas de impactar este público-alvo de maneira cada vez mais assertiva e individualizada.

O investimento de trilhões.

Com todas essas expectativas sendo criadas, a consequência é que haja um investimento considerável no setor de publicidade para o ano de 2024, não é?

É mais do que isso. Um estudo realizado pela Warc apontou que os investimentos globais em publicidade devem ultrapassar US$ 1 trilhão pela primeira vez.

Os dados dessa pesquisa mostram que mais da metade dos gastos globais com publicidade em 2024 estarão nas mãos de cinco empresas:

  • Meta;
  • Alphabet;
  • Alibaba;
  • Amazon; 
  • Bytedance.



O estudo também indica um ressurgimento do mercado de redes sociais, com o maior crescimento dentro do segmento, atingindo 1/5 do valor total dos investimentos em publicidade em 2024.

Em resumo, ao pensar como uma marca ou agência de publicidade, em 2024 será necessário ter habilidade para mudanças de direção, velocidade de ação, improvisação e capacidade de adaptação para agir da melhor maneira conforme os cenários forem se revelando diante de nós.





compartilhe!

Fotografia de perfil da diretora do redator Guilherme Monteiro

Autor

Guilherme Monteiro

Apaixonado pelas palavras em todas as suas formas (até quando não precisam ser ditas), fã de música e boas histórias.

Inscreva-se em nossa newsletter Arrow Arrow